BNI Vale ou não a pena?

BNI – Vale ou Não a Pena?

Nas linhas que se seguem contarei um pouco sobre a minha experiência dentro do BNI.

Antes de mais nada, o que é o BNI? Trata-se de uma rede global de network, podendo ser também apresentada como uma plataforma de marketing por relacionamento.

Falando de uma forma rápida e breve: Vale a pena fazer parte do BNI? No meu caso valeu muito a pena, em menos de 6 meses já tive 20x o valor que investi na anuidade.

Assim como eu, muitos membros se beneficiam da metodologia, enquanto outros não se identificam e decidem sair. Meu objetivo com esse artigo é explicar o perfil de empresário ideal para o BNI, o que fazemos e por que fazemos determinadas atividades.

Quem não se dá bem no BNI?

O BNI trabalha o marketing através do relacionamento, ou seja, eu recebo oportunidades de negócios porque os membros confiam em mim. Isso funciona pois um dos pilares que compõem o BNI é o que chamamos de Givers Gain, ou seja, eu trabalho para ajudar os outros, e por isso os outros trabalham para me ajudar.

Notaram? Eu preciso buscar ajudar os outros para só depois disso ser ajudado. Empresários que só pensam em ganhar, ou que tem características egoístas, não se dão bem na metodologia.

Eu tenho obrigações?

Sim! Fazer parte de uma equipe do BNI é assumir um compromisso com todos os membros, por isso, eu preciso cumprir alguns requisitos:

  • 1a1: Reuniões 1a1 são reuniões realizadas entre os membros (entre membros da sua equipe, membros a nível Brasil ou Global) aonde os 2 falam sobre seus negócios. O ideal é buscar fazer pelo menos 1 reunião com outros membros por semana. Porque isso é importante? É uma forma de você expandir sua rede de contatos;
  • Referências: Referências são oportunidades de negócios que você gera para outros membros. Tenha como objetivo gerar 1 oportunidade por semana para outros membros. Por que isso é importante? Assim como você todos os outros membros da equipe estão se empenhando para fazer isso uns pelos outros (em uma equipe comum com 40 membros, temos pelo menos 160 oportunidades de negócio sendo geradas espontaneamente todos os meses);
  • Unidades de Educação: O BNI disponibiliza uma plataforma de cursos. O objetivo é que o empresário não fique estagnado, e esteja sempre buscando se desenvolver. O ideal é dedicar algo em torno de 2h por semana para desenvolver pontos que você como empresário(a) tem dificuldades.

O perfil de pessoas no BNI

Por se tratar de um ambiente de negócios e network, você vai ver dentro das equipes empresários, diretores e gerentes. No geral, tomadores de decisão, pessoas que estão em contato direto com a rede de clientes da empresa.

Quais são as vantagens do BNI?

  • Ambiente Seguro: em cada equipe existe apenas uma empresa por especialidade. No meu caso, eu assumi a cadeira de Branding, por isso, nenhuma empresa pode falar sobre esse assunto. Esse ambiente se torna tão seguro, que você pode conversar abertamente com empresas da mesma especialidade (que atuam em outras equipes) sem aquela sensação de concorrência. Você aprende a transformar seus concorrentes em parceiros;
  • Fornecedores “ponta firme”: Se você indicou uma oportunidade de negócio para um membro, ele tem por obrigação entregar o serviço nos valores, condições e qualidade combinadas. Caso o membro “pise na bola”, ele pode ser expulso da equipe;
  • Oportunidades mais quentes: ao receber uma oportunidade de negócio, é obrigação do seu parceiro acompanhar a referência até ter certeza de que você e o potencial cliente estão devidamente conectados para dar andamento no orçamento/proposta.

Como comentei, muitos empresários não se identificam com a metodologia. A minha percepção é: muitos que reclamam ou falam mal da metodologia, não estão dispostos a “dar para receber”, não estão preocupados com o relacionamento (se preocupam somente com as vendas) e não querem estudar/se desenvolver.

Se você seguir a metodologia a risca, em poucas semanas poderá notar uma mudança de postura sua dentro do seu negócio. Oportunidades de negócios vêm através da confiança, quando mais você se relacionar com os membros, mais chances de negócios você tem.

Já fez parte de alguma equipe? Já ouviu falar nessa metodologia? Deixe nos comentários suas dúvidas e opiniões.

Share the Post:

Veja também

Consultoria especializada em Branding, Marketing & Vendas

Identificamos e resolvemos problemas nos departamentos de marketing e vendas
Escritório de Branding, Marketing e Vendas