Investir em Branding gera um retornos a curto, médio e longo prazo.
Segundo o G4 Educação investir em Branding permite que você gaste até 70% a menos para adquirir novos clientes e aumente em até 25% a mais o valor em seus serviços e produtos.
Mas, o que isso tem a ver com Brand Equity?
Brand equity é uma medida da força da marca. É a quantidade de valor que a marca tem para os consumidores e para a empresa. É a percepção que o consumidor tem da marca e o que ele está disposto a pagar por ela.
Esse valor, por sua vez afeta diretamente o seu Valuation. Valuation é quanto a sua empresa vale. Para realizar esse cálculo, alguns fatores são levados em consideração, como por exemplo: histórico de faturamento, curva de crescimento, volume de clientes, patrimônio da empresa e qual o grau de influência que a sua marca tem no mercado.
Quanto mais forte for o seu posicionamento de marca, mais a sua empresa vale no mercado
O que você acha que vale mais? A marca Coca-cola ou o líquido que está dentro da garrafa? Grandes marcas no mercado construíram um nome e se tornaram verdadeiras potencias tendo um trabalho ímpar de posicionamento de marca, isso sem produzir o seu produto, como é o caso da franquia de açaí Oakberry que de 2016 até 2021 terceirizou toda a sua produção de açaí.
O brand equity é a consequência de uma boa estruturação de Branding que envolve atividades de marketing, uma estratégia consistente para uma boa experiência com a marca, uma boa experiência com o seu produto (ou serviço). Estas atividades criam uma associação positiva entre a marca e os consumidores.
O investimento em Branding visando aumentar o brand equity também pode ajudar a empresa a obter mais investimentos, pois os investidores podem ver a marca como um ativo valioso. Isso significa que a empresa pode levantar capital mais facilmente.
Um olhar para todos os stakeholders
Quando falamos de proporcionar uma boa experiência com a marca, precisamos considerar a melhor experiência possível para todos os stakeholders. Stakeholders são pessoas que interagem com a marca, ou que de alguma forma se beneficiam com a existência dessa marca.
Além de clientes, nossos colaboradores e nossos fornecedores também são stakeholders. Outros exemplos são parceiros de negócios, o governo e até mesmo seus concorrentes.
Quando construímos uma estratégia pensando em construir uma boa imagem perante a todos os stakeholders, a comunicação fica mais forte e o discurso da empresa se torna mais genuíno.
Para construir o brand equity, as empresas devem criar uma identidade forte para a marca. Isso significa desenvolver uma mensagem consistente, criar uma presença forte no mercado e oferecer experiências positivas.
Focar em vendas é importante para fazer com que o seu negócio se desenvolva, investir em Branding fará com que a sua empresa cresça de forma mais consistente. Quando você desenha uma estratégia de vendas baseado na estratégia de Branding (ou seja, de posicionamento da marca) você tem um aumento expressivo no seu Brand Equity, se tornando mais desejado e valorizado no mercado.