Pantone revela cor do ano para 2024

Tendências de Branding para 2024-2025

Independente da indústria ou segmento que você atue, ter um bom produto ou serviço não é mais um fator determinante na escolha do cliente. Com o aumento constante de concorrentes e o livre acesso ao conhecimento e a informação, se tornou impossível se destacar apenas pelo que você entrega.

Ao longo da história tivemos grandes casos que comprovam que nem sempre o melhor produto é o que se destaca, como é o caso do Betamax que era um produto com uma qualidade superior ao VHS mas que não conseguiu ter a mesma performance de vendas.

Nesse cenário, a marca se torna um potencial fator de diferenciação. Quando um cliente se identifica com uma marca, ele se torna mais fiel a ela e um defensor de seus ideais.

Por isso, branding é muito mais do que um logo bonito. Branding é um modelo de gestão onde sua empresa é orientada a estratégia da marca.

Por isso, saiba mais sobre os indicadores de branding para 2024-2025.

Principais estatísticas de Branding

Segundo a ExplodingTopics essas são algumas das principais estatísticas para você ter um contexto maior sobre as tendências de Branding:

  • 81% dos consumidores tem o comportamento de confiar em uma marca para começar a considerar comprar algo
  • 77% dos consumidores preferem comprar de marcas que eles já seguem nas redes sociais
  • 65% dos consumidores dizem que o comportamento e as ações do CEO e dos funcionários de uma marca influenciam sua decisão de compra
  • 55% das primeiras impressões da marca são visuais
  • A Geração Z usa principalmente o Instagram para pesquisar marcas
  • Os Baby Boomers usam principalmente  o Google para pesquisar marcas

Estatísticas gerais de Branding

Quanto valem as marcas? Como os consumidores decidem quais marcas comprar e quais abandonar? Essas estatísticas examinam o valor da marca e as atitudes dos consumidores em relação a elas.

Segundo um estudo da Edelman, cerca de 81% consumidores precisam confiar em uma marca para considerar comprar dela ( Edelman )

Tendências de branding para 2024 e 2025

Branding e influencers

Pessoas de 18-34 anos tendem a confiar mais em marcas que influenciadores recomendam.

Tendências visuais

As grandes marcas estão passando por um movimento de simplificar a sua identidade, deixando de lado logos extremamente trabalhados para algo mais minimalista. Em 2024 as marcas estão optando por elementos simples que causam impacto para transmitir sua mensagem. Essa é uma tendência de branding que nasceu da necessidade de simplicidade e estrutura, mas de uma forma que não se abra mão da criatividade.

Com o aumento constante de concorrentes, muitos mercados tem se tornado extremamente poluídos e cheios de ruído com excesso de informação.

tendência de branding para 2024 e 2025
Fonte: Madies por Fugitiva.co no Behance

A grande tendência para 2024 e que perdurará para 2025 é a filosofia de “menos é mais” sendo cada vez mais aceito e praticado pelas marcas no mercado global.

Essa é uma filosofia que gira em torno de criar marcas com o uso de formas simples, linhas limpas e uma paleta de cores mais limitada, evidenciando assim o DNA da marca. Para muitos o minimalismo tem sido associado ao comprometimento com a clareza, funcionalidade e sustentabilidade.

Ao praticar esse conceito de minimalismo, marcas de todos os portes tem obtido mais sucesso ao transmitir com maior clareza a sua proposta para o mercado. Com essa estrutura de branding essas marcas facilitam o entendimento e a conexão dos consumidores com elas.

Nova visão de Branding e sustentabilidade

Por muito tempo o conceito de sustentabilidade esteve atrelado a cores clichês como o marrom e o verde, carregando elementos que remetem a natureza de uma forma literal. Esse é um conceito que em 2023 houve uma releitura de interpretação, em 2024 tem sido bem aceito no mercado.

A grande tendência de 2025 é atribuir a sustentabilidade todas as cores que existe em um ecossistema natural. Dos tons de verde que existe nas grandes selvas até as cores vibrantes que existe em um recife de corais. Os designers são incentivados em 2025 a pensar em novas possibilidades ligadas ao ecossistema mesclando e fazendo “brincadeiras” experimentando a combinação de cores.

Segundo um estudo realizado pela IBM em 2020, 57% dos consumidores estão dispostos a mudar seus hábitos de compra para ajudar a reduzir o impacto ambiental negativo.

Fonte: IBM

Pelo fato dos consumidores estarem dispostos a mudar seus hábitos para reduzir conscientemente seu impacto no meio ambiente, será natural que empresas com iniciativas sustentáveis ​​sigam o exemplo e criem estratégias de marca que comuniquem e evidenciem cada vez mais essas frentes e programas sustentáveis.

Branding e a realidade

Outra grande tendência em 2024 e que tende a continuar em 2025 é o foco em atrelar a direção de arte para ações publicitárias e propagando ao estilo de vista do cliente. Trazendo dessa forma elementos que são comuns para o dia a dia desses consumidores.

Por esse motivo é essencial que as empresas realizem um estudo profundo sobre a rotina do consumidor, entendendo seus hábitos de consumo e o seu estilo de vida. Quanto mais informações você tiver sobre o seu cliente, maiores serão a sua chance de ter sucesso em ações e campanhas publicitárias.

Outra grande tendência é o posicionamento cada vez mais consistente das marcas expressando sua opinião em questões sensíveis como a diversidade, inclusão e sustentabilidade.

A cor do ano de 2024

Ref. PANTONE

A Pantone anunciou PANTONE 13-1023 Peach Fuzz como a cor do ano. A cor tem o objetivo de capturar nosso desejo de nutrir a nós mesmos e aos outros, enriquecendo nossa mente, corpo e alma. O significado por trás dessa cor incorpora a conexão pela qual lutamos, algo que está se tornando crítico para as marcas investirem.

Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute™, afirma: “Ao buscar um tom que ecoe nosso anseio inato por proximidade e conexão, escolhemos uma cor radiante com calor e elegância moderna. Um tom que ressoa com compaixão, oferece um abraço tátil e conecta sem esforço o jovem com o atemporal.” 

Grandes marcas como Motorola , Cariuma e Ultrafabrics estão adotando essa cor e esperamos ver outras grandes marcas aderindo também essa paleta em 2024. 

O objetivo desse artigo é ajudar empresas e profissionais do mercado de Branding para alinhar a sua visão com as principais tendências de mercado para que possam desenhar estratégias cada vez mais assertivas.

Conhece alguém que pode se beneficiar dessas dicas? Fique à vontade para compartilhar esse artigo. Nosso objetivo é democratizar o conhecimento para que o mercado nacional esteja cada vez mais capacitado para atuar a nível global.

Share the Post:

Veja também

Consultoria especializada em Branding, Marketing & Vendas

Identificamos e resolvemos problemas nos departamentos de marketing e vendas
Escritório de Branding, Marketing e Vendas
plugins premium WordPress